quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Não temas, Deus está no controle de sua vida

Talvez hoje seja um bom dia para você parar, tirar um tempo para Deus e Lhe perguntar:

Senhor, quais são os Teus planos para minha vida?

Salomão deixou este conselho para todos nós:

“O coração do homem planeja seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9).

Deus tinha um plano para a nação de Israel e enquanto esse plano estava em andamento o Senhor jamais desamparou o seu povo. Eles foram sustentados durante 40 longos anos com o maná, a comida que vinha do alto e nunca ficaram desamparados. Foram provados e passaram por muitos momentos difíceis, mas o Senhor sempre esteve ao lado deles.
Assim como Deus conduziu Israel por um caminho totalmente diferente do natural quando os levou a Terra Prometida, Deus também pode fazer com que o seu caminho seja diferente daquele que você imaginava.

Esteja atento!

Pode ser que as coisas estejam acontecendo como você planejou. Mas talvez muitas coisas neste ano já saíram totalmente fora do seu controle. Se isso acontecer, ou se já estiver acontecendo, fique tranquilo. Deus não perderá o controle sobre a sua vida.
Sei que Ele tem o melhor preparado para você. Mas preste bem atenção no que vou te dizer: Não confunda o melhor que Deus tem para você com aquilo que você acha que é o melhor para você. Hoje em dia ouço diversas canções e também centenas de mensagens que falam sobre “o melhor de Deus”, como significando carro novo, casa nova, aumento de salário, emprego melhor, fama e tantas outras coisas que estão apenas ligadas as coisas materiais.
Mas lembre-se do que Deus deixou que acontecesse com a nação de Israel durante os vários anos que o povo peregrinou no deserto. Diz o texto:

“Sim, ele te humilhou, te deixou ter fome e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis, para que entendesses que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor; disso vive o homem.” (Deuteronômio 8:3).
Deus certamente estará provendo tudo o que você precisar, mas com certeza também estará provando o seu coração para ver se este coração é totalmente fiel a Ele.
Talvez a jornada seja diferente do que você imagina. Lembre-se que as coisas irão acontecer no tempo e do jeito do Senhor. Confie na soberania de Deus para sua vida e lembre sempre das palavras de Jó:

“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).