Arca de Noé - A Investigação - Examinando a Palavra de Deus

Examinando a Palavra de Deus

Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança. (Romanos 15:4)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Arca de Noé - A Investigação


VEZ por outra, parece que surge uma onda de publicidade a respeito da busca pela arca de Noé. O entusiasmo é natural. Afinal, essa embarcação gigante na qual Noé e sua família sobreviveram ao Dilúvio lá em 2370-2369 AEC sem dúvida seria uma notável descoberta arqueológica. No entanto, apesar de muitos esforços, a busca pela arca de Noé continua. No meio de tanta especulação e notícias sensacionalistas, o que realmente se sabe sobre esse assunto?

A Bíblia diz que a arca de Noé “veio a pousar nos montes de Ararate”. (Gênesis 8:4) A região de Ararate inclui o grande pico conhecido hoje como monte Ararate, na Turquia oriental, perto da fronteira com a Armênia e o Irã.

Várias expedições para procurar a arca de Noé nessa área levaram a notícias interessantes sobre possíveis descobertas, mas não se achou nenhuma prova conclusiva. Fotos aéreas intrigantes, pedaços de madeira revestida de alcatrão e relatos de pessoas que supostamente viram a arca impulsionaram a procura por provas mais concretas. No entanto, a busca tem sido difícil. Uma das supostas localizações da arca fica a cerca de 4.600 metros de altitude nas encostas do monte Ararate. Além disso, por causa de tensões políticas na região, as expedições estrangeiras nem sempre conseguem autorização para subir a montanha.

Mesmo assim, muitos entusiastas da arca estão ansiosos por mais expedições no local. Eles acreditam que há partes dela ainda intactas sob a neve e o gelo que cobrem o monte Ararate a maior parte do ano. Dizem que só em anos com verões quentes haveria esperança de ver e chegar até a arca.

Essa esperança tem sido alimentada por uma série de relatos. Josefo, um historiador judeu do primeiro século EC, se refere a vários historiadores anteriores a ele que falaram da arca como sendo ainda visível no alto da cordilheira de Ararate. Até se dizia que as pessoas pegavam pedaços de madeira com alcatrão e levavam como souvenirs. Um dos homens que Josefo citou foi Beroso, um cronista babilônio do terceiro século AEC.

No século passado, um dos relatos mais intrigantes foi o do armênio George Hagopian. Ele disse que, no início do século 20, quando era criança, visitou a arca com o seu tio e chegou a subir na estrutura dela. Hagopian morreu em 1972, mas o seu testemunho ainda enche muitas pessoas de entusiasmo e curiosidade.

Uma base sólida para a fé?

Será que existe uma base sólida para acreditar que os exploradores já tenham achado a arca ou que ainda a acharão? Talvez, mas parece haver mais razões para duvidar disso. Lembre-se, por exemplo, que a Bíblia não diz exatamente onde a arca parou quando as águas do Dilúvio baixaram. Ela simplesmente menciona que foi “nos montes de Ararate”.

É natural que os exploradores e especuladores pensem logo no pico mais alto da região. No entanto, as Escrituras não dizem que Deus fez com que a arca parasse bem em cima do monte Ararate, que é hoje uma montanha gélida, quase cinco quilômetros acima do nível do mar.* Lembre-se que Noé e sua família moraram na arca por vários meses depois de ela parar em terra seca. (Gênesis 8:4, 5) Também parece improvável que, após desembarcarem, eles e os muitos animais a bordo tivessem de descer uma montanha enorme como se fossem alpinistas. Assim, pode ser que o lugar onde a arca parou fosse mais acessível do que alguns exploradores da atualidade imaginam, mas ainda assim alto o suficiente para se harmonizar com a descrição de Gênesis 8:4, 5. E, independentemente de onde a arca parou na região de Ararate, será que ela já não teria desaparecido séculos atrás por causa da deterioração e da apropriação de seus materiais?

Além disso, às vezes, aqueles que divulgam suas explorações fazem certas afirmações duvidosas a respeito da importância religiosa de suas buscas. O organizador de uma expedição afirmou que se a arca fosse descoberta, isso “confirmaria a fé de milhões . . . e levaria muitos outros a ter muito mais fé”.
Confira o Vídeo

No Topo de Uma montanha na Turquia oriental, escondido sobre uma geleira, foi encontrado um importante elo com o nosso passado distante. Relatórios dizem que é um barco de 5 mil anos com estábulos e jaulas á bordo. Á partir de testemunhos oculares você irá descobrir a verdade sobre a antiga lenda da arca de Noé.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

A palavra de Deus

Muitas pessoas perguntam: "A Bíblia é a palavra de Deus?" Como, quando e por que foi escrita? Então O que realmente significa:...